terça-feira, 31 de maio de 2016

Platelmintos



     #Características gerais:
-Vermes de corpo achatados dorsoventralmente;
-Simetria bilateral;







-Triblásticos: além da ectoderma e da endoderma apresentam outro folheto embrionário entre eles, a mesoderma;
-Vivem em ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, tanto em água doce como salgada;
-Acelomados;
-O sistema digestório é incompleto (falta ânus), a entrada de alimentos e a excreção são feitas pela boca (com exceção das tênias que não apresentam sistema digestório). Apresentam digestão extra e intracelular.












-São destituídos de sistema respiratório e circulatório;
-A excreção de resíduos é feita pelo sistema urinário. Os protonefrídeos, que são túbulos ramificados presentes ao longo de todo o corpo do animal, tem em suas extremidades internas células-flama. Essas células tem cílios que atuam no bombeamento de excessos de água ou resíduos pelo interior dos protonefrídeos e são eliminados na superfície corporal por poros.























-Sistema nervoso ganglionar: é constituído por um par de gânglios cerebrais e cordões nervosos longitudinais. Na região anterior do corpo (parte da frente do animal) estão concentrados os órgãos sensoriais: ocelo (receptores de luz), receptores químicos (detecta a presença de alimentos ou de substancias liberadas por inimigos naturais) e estatocistos (órgão responsável pelo equilíbrio);


     




     #Classes:
-Turbellaria (turbelários):
*Exemplo: Planária












*Características:
Vida livre e em sua maioria aquáticos;
Epiderme ciliada;
Possuem dois ocelos;
Hermafroditas;
Apresentam poro genital;
Desenvolvimento direto;
*Reprodução:
Assexuada por fragmentação: A planária é um animal com uma grande capacidade regenerativa, quando acidentalmente ou espontaneamente ela se divide, os fragmentos são capazes de gerar novas planárias.











Sexuada: Os platelmintos são monoicos porém apresentam fecundação cruzada. Duas planárias se encontram, colocam em contato seus poros genitais  e trocam espermatozoides e separam-se a seguir. O zigoto, já envolvido por um casulo é liberado no ambiente e se desenvolvem sem passar por fase larval.













-Trematoda (trematódeos):
*Exemplo: Esquistossomo


















*Características:
Parasitas;
Dioicos;
Presença de duas ventosas (servem para fixação);
Fenda longitudinal no macho (Canal ginecóforo);
Apresentam fase larval;
Epiderme com cutícula protetora;
*Reprodução: O macho que, geralmente se encontra no fígado ou intestino, libera os espermatozoides no canal ginecóforo, estes espermatozoides penetram no poro genital da fêmea, ao entrar é iniciada a fecundação. Com a liberação do embrião envolvido por um ovo que contém um espinho que ajuda a perfurar a cavidade intestinal do hospedeiro, este percorre o intestino até ser liberado junto com as fezes do hospedeiro. As fezes com os ovos podem cair em um ambiente aquático, onde os ovos eclodem e formam larvas ciliadas denominadas miracídios. Estas larvas penetram em um caramujo (hospedeiro intermediário) e dentro do organismos faz reprodução assexuada e formam as cercáreas, que quando atingem o estágio adulto são liberadas no ambiente e podem penetrar nos hospedeiros definitivos, entrando em contato com a corrente sanguínea e se estabelecendo no fígado ou intestino.

-Cestoda (Cestódeos):
*Exemplo:Tênia














*Características:
Parasitas;
Epiderme com cutícula protetora;
Corpo metamerizado (Dividido em seguimentos);
Hermafroditas;
Apresentam fase larval;
Não apresentam tubo digestório;
Podem atingir até 8 metros de comprimento;
Constituída por: escoléx- cabeça que possui 4 ventosas e um rosto com ganchos. Colo: pescoço. Estróbilo: corpo formado por anéis ou proglótides.
Obs: Na Taenia solium teremos um rosto com ganchos, já na Taenia saginata possui apenas ventosas.






















*Reprodução: As Tênias são hermafroditas, em uma proglótide são produzidos os espermatozoides e em outra proglótide os óvulos, quando estes se fecundam e são formados os ovos dentro das proglótides, elas se desprendem do corpo do animal e são eliminados juntos com as fezes do hospedeiro. A partir daí os ovos podem ser ingeridos por hospedeiros intermediários. No boi, é ingerido os ovos da Taenia saginata, já no porco será a Taenia solium. Estas eclodem dos ovos e entram no organismo em fase já de larva denominada oncosfera. Ao se alojar nos músculos do animal esta se desenvolve até virar um cisticerco. Quando o homem ingere a carne contaminada eles se desenvolvem no intestino do homem até a forma adulta.













Nenhum comentário:

Postar um comentário